Chen Fake

Chen Fake ou Ch’en Fa-k’e (陳 發 科; 1887–1957) foi um artista marcial chinês que ensinou Tai Chi Chuan do estilo Chen. Ele nasceu e foi criado na vila da família Chen (Chenjiagou, 陳家溝) na província de Henan. Em 1928, Chen Fake mudou-se para Pequim para ensinar a herança de sua família; T’ai chi ch’uan no estilo Chen. Depois de derrotar todos os adversários, Chen atraiu um grupo de alunos que incluía muitos artistas marciais já conhecidos. Chen Fake era um artista marcial e não um estudioso, por isso não deixou um registro escrito de suas realizações. A história de sua vida foi registrada e contada por seus filhos ou alunos, principalmente Hong Junsheng. Na época de sua morte em 1957, Chen havia estabelecido uma tradição de artes marciais de Tai Chi Chuan do estilo Chen, que é praticada em todo o mundo.

História

Juventude

Chen Fake (陳 發 科), nome de cortesia Fusheng (福 生), nasceu em 1887, na vila conhecida como Chen Jia Gou (陳家溝), condado de Wen (溫县), província de Henan (河南). Esta área era conhecida por sua experiência em artes marciais desde o estabelecimento da vila em 1374.

O bisavô de Chen foi Chen Changxing (1771–1853), que ensinou Yang Luchan (1799–1871), o fundador do t’ai chi ch’uan no estilo Yang. O pai de Chen Fake, Chen Yanxi (陈延熙; 1820? -), era uma escolta armada de profissão. Esta ocupação exigia que ele mantivesse uma reputação nas artes marciais enquanto viajava pelo país protegendo seus comboios.

Chen Fake nasceu quando seu pai tinha 60 anos e os dois irmãos mais velhos morreram. Como resultado, ele viveu uma vida relativamente mimada. Quando Chen era jovem, muitas vezes ficava doente e às vezes de cama. Devido à doença, ele não praticava as artes marciais de sua família.

Tudo isso mudou quando seu pai foi para a província de Shandong para ensinar artes marciais à família de Yuan Shikai (1859–1916) por volta de 1900, quando Chen Fake tinha quatorze anos. Como essa posição exigia que Chen Yanxi ficasse longe por um longo período, Yanxi pediu a seus parentes que cuidassem de sua família. Uma noite, Chen Fake ouviu seus parentes criticando sua fraqueza, sugerindo que ele falhou em corresponder às expectativas de seus ancestrais. (「延熙 这 一支 , 辈 辈出 高手 , 可惜 到 发 科 这一 辈 就 完了, 他 都 十四 岁 了, 还 这么 虚弱 , 不能 下工夫 , 这 不 眼看 完了 吗?」) Este Chen perturbado muito. Ele queria provar que seus parentes estavam errados, mas temia que fosse tarde demais. Ele era muito pobre em termos de habilidade em artes marciais, quando se comparava a outros na aldeia Chen. Essa questão o perseguiu até que ele percebeu que se ele se dedicasse à prática da arte de sua família, ele poderia melhorar suas habilidades. Nos três anos seguintes, enquanto outros descansavam ou relaxavam após suas tarefas diárias, Chen praticava as várias formas do tai chi chuan da família de Chen. Se ele tivesse alguma dúvida, ele pediria ajuda a todos ao seu redor. Seu foco único fez dele um dos melhores praticantes da aldeia Chen. Seu pai ficou satisfeito com as conquistas de Fake quando ele voltou para uma visita.

Vida Adulta

Por duas gerações, a família Yang de Yang Lu-ch’an e a família Wu de Wu Quanyou espalharam a fama da arte marcial de t’ai chi ch’uan por todo o Império Qing. O governo Qing terminou com uma revolução e perturbações semelhantes estavam acontecendo em toda a sociedade chinesa. Foi durante esses tempos turbulentos que Chen Zhaopei (陈 照 丕; 1893–1972) foi a Pequim para ensinar o estilo de Tai Chi Chuan de Chen em 1928. As instruções de Chen Zhaopei atraíram considerável interesse e em 1930 ele foi convidado a ensinar em Nanjing. Zhaopei não queria deixar seus alunos de Pequim, então ele sugeriu que eles convidassem seu tio Chen Fake para tomar seu lugar. Nessa época, Chen Fake mudou-se de uma pequena vila na província de Henan para a próspera metrópole de Pequim.

Antes da chegada de Chen Fake, a percepção pública do t’ai chi ch’uan baseava-se nas visões dos estilos Yang e Wu. Isso significava que as formas de t’ai chi ch’uan eram praticadas como movimentos lentos e relaxados. Chen Fake mostrou um tipo diferente de treinamento que às vezes pode incluir ações rápidas e vigorosas e movimentos explosivos. Portanto, no início, muitos na comunidade de artes marciais de Pequim duvidaram da autenticidade do quan de Chen Fake. De acordo com a tradição chinesa, quando Chen chegou pela primeira vez à capital chinesa, ele foi abertamente desafiado por outros artistas marciais a fim de estabelecer sua credibilidade. Nessas competições improvisadas, não havia regras nem preparações, por isso podiam ser bastante perigosas. Pelos próximos trinta anos, Chen permaneceu invicto. Chen não apenas estabeleceu uma reputação incomparável nas artes marciais, mas também conquistou o respeito do público por sua moralidade e integridade.

De acordo com seu aluno, Hong Junsheng, Chen Fake nunca critica outros artistas marciais, seja em público ou em particular. Chen também advertia seus alunos por criticarem os outros. O Mestre Chen foi citado como tendo dito: “O pilar da socialização é a lealdade e o método de lidar com as pessoas deve ser baseado na modéstia e na cooperação. A lealdade fomenta a confiança; a modéstia incentiva o progresso; e a cooperação torna-se amiga das pessoas. A modéstia e a cooperação devem ser baseadas na lealdade e não na hipocrisia. ”